Durante os meses de Março e Abril, a R&S está realizando a capacitação para novos visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) na Prefeitura de Novo Tiradentes. A formação aborda as modalidades de atenção, palestras multidisciplinares e ainda está sendo apresentado instrumentos utilizados pelo programa.

Sendo realizada in Loco e on-line, conta com a participação de visitadores e monitores da Secretaria Municipal.

A capacitação contou já com a participação da nutricionista Jéssica Vendruscolo dos Santos, Pós Graduada em Nutrição Clínica com Ênfase em Doenças Crônicas e Transtornos Alimentares – URI, Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde – UFRGS.

Com foco na alimentação saudável e nutrição nas diferentes fases da vida: gestação, pós parto, amamentação e introdução alimentar, a palestra abordou, o cuidado alimentar na primeira infância ao qual inicia na gestação. Segundo Jéssica, a oferta de nutrientes durante a fase uterina tem interferência direta no desenvolvimento saudável do ser humano até a fase adulta. Por isso, é tão importante entender cada fase, necessidades nutricionais, seus sintomas, possíveis intercorrências e soluções. 

A fase pós parto e amamentação é caracterizada por muitas dúvidas e dificuldades. Neste caso, entender as principais demandas da mãe e do bebê auxilia no processo de cuidado adequado e eficaz. 

A introdução alimentar também é um período que merece atenção especial. Uma vez que, como a oferta alimentar é conduzida determina as preferências alimentares desta criança e sua saúde futura. 

A conversa foi elaborada de forma clara e prática, através do uso de imagens, exemplos, principais dúvidas e mitos de cada fase, tendo como base recomendações Ministério da Saúde.

Ao final da formação, os visitadores e monitores tornam-se mais fortalecidos por meio da formação para ponderar sobre todos os aspectos ligados à metodologia do Primeira Infância Melhor. Para além disto, propõem estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas para a comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação e Marketing

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